MobiCascais: 4 anos a revolucionar a mobilidade em Cascais

Em Cascais, tudo começa nas pessoas.
E no MobiCascais também.
Equipa biCas

O relógio marca as 7 da manhã. Para muitos, a hora de acordar; para outros, hora de descansar; para muitas equipas do MobiCascais, é a hora de começar o dia.
 

Às 7 da manhã, o Luís da equipa de manutenção das biCas já está a pegar na carrinha para, com o colega Gonçalo, irem às estações de bike sharing verificar que tudo está a postos para retomar as biCas em tempos de desconfinamento. Já a Jacinta ou o Pedro estão a conduzir rumo ao início das suas rotas, prontos para receber os muitos passageiros que circulam nos busCas; tarefa que, em tempos de pandemia, é ainda mais complicada devido a tantos cuidados que têm de garantir para a segurança de todos. E, por fim, a equipa de fiscais - como a Thaís ou o Daniel - ruma às suas zonas para assegurar que o estacionamento no concelho está ordenado, organizado e promove a rotatividade necessária.

Como o Luís, o Gonçalo, a Jacinta, o Pedro, a Thays e o Daniel, existem muitos mais. Entre motoristas, equipa das biCas e fiscais, o MobiCascais tem uma equipa com mais de 60 elementos, mas que não está sozinha. De facto, uma outra equipa igualmente numerosa está todos os dias no escritório a garantir que a operação pode correr normalmente.

São a Mafalda e a Sónia a imprimir cartões Viver Cascais para todos poderem usufruir de transporte gratuito ou a Raquel e o Diogo a responderem aos muitos munícipes; a Paula e a Ana a assegurarem que a comunicação do MobiCascais chega a todos, dos mais pequeninos aos mais velhos; o Bruno, o João, a Manuela, a Catarina, a Fátima... todos, no escritório, a assegurar que tudo funciona. Uma equipa enorme, para um sistema pioneiro e único que é oferecido aos cascalenses diariamente. Porque, todos os dias, damos o nosso melhor para que a mobilidade no concelho seja tão simples como respirar.

Desde 7 de julho de 2016 que o caminho no concelho tem vindo a ser desbravado; temos vindo a abrir caminho. Não só com a integração pioneira, mas ao disponibilizarmos o primeiro veículo autónomo a operar em espaço público no país; ao oferecer pacotes de mobilidade integrados; ao vender os Passes Navegante online; e, em 2020, ao nos tornarmos o primeiro município do país a oferecer transporte totalmente gratuito a todos os que vivem, estudam e trabalham em Cascais.

São, por isso, 4 anos de trabalho árduo. 4 anos de uma integração pioneira entre todos os meios de transporte disponíveis no Município, tendo por base uma App única que torna esta integração fácil e intuitiva para o utilizador. Uma App que é um guia da mobilidade de Cascais, tão fácil que pode ser guardado no bolso!

4 anos, ou 1462 dias depois, os planos continuam ambiciosos. Porque só com mobilidade acessível os cidadãos podem usufruir verdadeiramente do seu concelho, continuamos a trabalhar para que exista cada vez mais oferta, acessível a todos de igual forma. Contamos, para isso, com o Luís, o João, o Bruno, a Mafalda, a Sónia... e tantos, tantos outros.

Porque em Cascais, somos Todos por Todos. E no MobiCascais também.