MobiCascais no Portugal Smart Cities Summit

Três dias a mostrar o que de melhor se faz em Cascais e no nosso país:
Assim se define a presença na edição de 2020 do Portugal Smart Cities Summit, no Centro de Congressos de Lisboa, diferente perante o contexto de pandemia que vivemos, mas nem por isso menos rico na partilha de experiências e impressões.
MobiCascais no Portugal Smart Cities Summit

O lema, “Building our future together”, abriu as portas para uma reflexão sobre temáticas prementes nos dias de hoje, entre elas a mobilidade, tecnologia e inovação, contando com Autarcas, Técnicos Municipais, Administradores e outros, vindos de todas as pontas do país para participar neste enorme debate. 

 

Cascais, que já é presença habitual neste evento, esteve representada logo no primeiro dia pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pinto Luz, que reafirmou o compromisso de Cascais em dizer sempre “Presente” numa sessão onde, com um painel de ilustres, se abordou o tema “Cidades Inclusivas e Criativas | Modelos de Sucesso”. Porque, de facto, em Cascais assim é.

E foi essa vertente inclusiva e criativa que Cascais refletiu na sua zona de exposição. Assinando MobiCascais, foram três dias de oportunidades para apresentar o sistema integrado de mobilidade que colocou o nosso município nas bocas do mundo, e que nos faz afirmar enquanto líderes no desbravamento de um caminho que é, hoje em dia, fundamental: a procura da neutralidade carbónica, através de uma redução da utilização do transporte individual e consequente escolha de transportes públicos ou meios de mobilidade suave, como bicicletas e trotinetas. Atraímos, por isso, atenções de entidades públicas e privadas, que nos reafirmam como um concelho pioneiro e avançado no ramo da mobilidade integrada e sustentável.

E porque uma Cidade Inteligente é uma Cidade ao serviço dos cidadãos, a CityPoints esteve também representada, enquanto App do Município que disponibiliza um sistema de recompensa de pontos a todos aqueles que têm comportamentos sustentáveis – como, por exemplo, utilizar os autocarros municipais, gratuitos para todos os que residem, estudam ou trabalham em Cascais e que possuam um Cartão Viver Cascais, físico ou digital. Porque colocamos a tecnologia ao serviço dos nossos cidadãos, garantindo que usufruem do seu concelho de forma mais eficiente e rápida, para um melhor serviço.

Assim, uma vez mais, mostrámos porque é que o nosso concelho continua na Vanguarda das Cidades Inteligentes, atraindo os olhares nacionais e internacionais dos muitos especialistas que passaram pelo Centro de Congressos de Lisboa.