Semana Europeia da Mobilidade 16 a 22 de setembro

De 16 a 22 de setembro de 2022

Repense a forma como se move

SEM 2022

Arranca hoje a Semana Europeia da Mobilidade. É aquela altura do ano em que somos convidados a mudar a forma como nos movemos e a adotar as diferentes opções que vão sendo criadas nas nossas comunidades.

Vá de autocarro
Em Cascais, desde o início de 2020 que residentes, estudantes e trabalhadores gozam de transporte público gratuito a bordo das linhas municipais. Foi este o resultado do investimento municipal na promoção da eficácia e qualidade dos serviços de transporte, com opções destinadas a servir melhor os cidadãos e a reduzir o impacto ambiental da rede. Este pilar estratégico permitiu implementar uma oferta municipal gratuita de transportes públicos (para todos os que vivem, estudam ou trabalham no concelho), assim como aumentar a sustentabilidade da mesma, através da redução de emissão de CO2. Desde o início da gratuitidade (1 de janeiro de 2020), somam-se cerca de 17 milhões de passageiros transportados, dos quais 6 milhões, na sua maioria residentes no concelho, beneficiam do cartão Viver Cascais (35% do total). Ainda não utiliza a rede de transporte municipal gratuito? Para isso, basta comprovar a sua relação com o município através do Cartão Viver Cascais. Já tem o seu? Saiba como tirar aqui. Além dos benefícios na área da mobilidade, este cartão exclusivo para quem tem uma relação com o concelho abre a porta a teleconsultas gratuitas, aconselhamento médico veterinário e outros benefícios.
Para mostrar como os mais novos vêm os benefícios de andar de autocarro, convidámos os alunos de duas escolas básicas do concelho a viajar de autocarro e, depois, a partilhar a sua experiência através de desenhos. O resultado está disponível na exposição “Vamos na Mobi” que espera pela sua visita na Biblioteca Casa da Horta da Quinta de Santa Clara até dia 25 de setembro. Passe por lá!

Tem um veículo elétrico?
Se já aderiu ao veículo individual elétrico não será novidade para si que no concelho existem 52 postos de carregamento assegurados por 11 operadores diferentes. Isto dá um total de 113 tomadas de carregamento (dados de julho de 2022). Na sua maioria os postos encontram-se localizados junto ao litoral, mas a rede tem crescido para responder à procura e já disponibiliza postos em todas as freguesias.

Já experimentou andar de trotinete?
Associadas à MobiCascais, ou colocadas em serviço por parceiros, as trotinetes vieram para ficar. Todas implicam o uso de APPS e registos pessoais e ainda é preciso melhorar a questão do “abandono” em qualquer lugar, mas é certo que os utilizadores destes veículos são cada vez mais. No período de verão registamos, em média, 200 alugueres por dia. Em Cascais há cinco postos (Guia, Eco-Cabana, Estação de Cascais, Estoril e Carcavelos) onde é possível levantar uma trotinete para uma viagem curta mais rápida.
A título pessoal, os proprietários de trotinetes têm crescido e já se começam a destacar as zonas de estacionamento nas escolas e junto a espaços empresariais. Em termos municipais tem havido um forte investimento no alargamento da rede ciclável do concelho (que junta espaço destinado à circulação de bicicletas e ciclovias) e que já ronda perto os 90 quilómetros. Nestes espaços dedicados, os utilizadores das trotinetes circulam com maior segurança. Importante é lembrar que o uso do capacete faz toda a diferença.

Bicicleta para toda a família
Mais fáceis de utilizar em tempo seco, as bicicletas também têm conquistado espaço na mobilidade urbana. É uma espécie de regresso ao passado, mas há ainda com um longo caminho a percorrer. As novas vias cicláveis têm contribuído para “desempoeirar” as bicicletas pessoais e são cada vez mais as famílias a levar os filhos à escola desta forma amiga do ambiente.

Testar novas formas de mobilidade
A Semana Europeia de Mobilidade constitui uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade, fazer o balanço dos desafios atuais da mobilidade e consciencializar para a necessidade da implementação de uma mobilidade mais sustentável assente sobretudo na mudança de comportamentos e de atitudes face à mobilidade ativa (ler mais sobre esta iniciativa).

 

CMC | FH